terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Para quem gosta de aventuras

As belezas da Mantiqueira em uma pedalada por Virgínia

Nossa dica de roteiro desse mês é pegar a sua mountain bike e fazer um belo passeio por Virgínia (MG), uma pequena cidade encravada no coração da Serra da Mantiqueira. O lugar é encantador por suas belezas naturais e tropicais – florestas de Mata Atlântica com toda a riqueza da flora e fauna, verdejantes pastagens, serás azuladas, riachos, um clima agradável com uma temperatura média anual de 22ºC, cachoeiras em meio a bosques de araucárias, uma mistura singular de bromélias, orquídeas, o puplar “beijinho” mandacaru, espécimes de climas quentes e frios em perfeita harmonia. Tudo isso temperado com o cheiro de fogão a lenha, quitandas e quitutes, e claro, a hospitalidade e a prosa mineira de um povo simples e acolhedor.

A cidade que tem uma população em torno a 8 mil habitantes, foi inicialmente chamada de Virgínea, para homenagear a Virgem Maria e lembrar a mata virgem que circundava o local. Depois transformada em Virgínia “pela língua do povo”, como contam os antigos. Hoje o local é um dos maiores complexos ecológicos de Minas Gerais, um dos maiores do país e com certeza um dos melhores do mundo para a prática de mountain bike.

E outra: todos esses atrativos estão bem pertos dos três maiores centros urbanos brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Virgínia faz parte também das “Terras Altas da Mantiqueira”, que envolvem mais 6 cidades: Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde. O nome Terras Altas da Mantiqueira foi dado por abrigar os sete picos mais altos do país.

Em Virgínia, região cercada por montanhas, destacam os Picos do Varjão e da Fortaleza, ambos com 1600 metros de altitude, e o Pico de Virgínia, habitat do gavião carcará – uma das maiores aves de rapina do mundo.

O clube de cicloturismo Sampa Bikers é pioneiro em viagens de mountain bike na região, com pedaladas desde 1993, mas a região começou a ficar mais conhecida entre os bikers a partir do ano 2001 com o Power Biker e recentemente o Big Biker, importantes competições de mountain bike do Brasil, com trajetos que atravessa as estradas do município de Vírgínia.

São muitas as opções para pedalar na região. Uma das mais legais é a Rota dos Pintos Negreiros – Um roteiro de 51 quilômetros percorrido por estradinhas de terra com pouco movimento, que exigirá do biker muito preparo físico, pois no início são 9 quilômetros de subida. A recompensa é o visual lá de cima que enche os olhos com a linda paisagem da Serra da Mantiqueira. Depois é soltar os freios e adrenar morro abaixo por uns 6 quilômetros. Fique atento para não pegar o caminho errado durante a descida: quando passar por uma casa de pau a pique, siga pela direita e, à frente, continue descendo à direita. Quando o odômetro marcar 17 km, não se impressione com o visual do vale à frente, pois cada quilômetro percorrido a paisagem fica mais bela.

Passado o trecho de descida forte, o caminho alterna fracas subidas e descidas até o Bairro de Pintos Negreiros, depois de 20 km. Lá vale a pena dar uma parada em algum bar para reabastecimento e até comer alguma coisa. De lá o caminho segue até Dom Viçoso (mais uns 11 km).

No início, um longo trecho quase plano, depois uma subidinha e 5 km depois do bairro, uma forte descida, sempre decorada com o visual da Mantiqueira à frente.

Em Dom Viçoso subimos à direita na Rua Dr. Altamiro Coli, em menos de 500 metros chegamos novamente à estrada de terra e uma longa subida de pouco mais de 2 km. Sempre depois de uma subida vem uma descida. No final desta, um riacho a ser atravessado dá mais emoção a pedalada.

Seguindo em frente chegamos a nova estrada, onde devemos tomar à direita. Sempre alternando curtas e fortes subidas com descidas na mesma proporção.

O prêmio vem depois de 6 quilômetros pedalados nesta última estrada, a última e longa subida de 2 km. Lá em cima avistamos Vírginia. São 3 km de descida, a mais gostosa de toda a pedalada.

O passeio termina no local de saída, na praça da Igreja Matriz de Virgínia.

Outros roteiros na região:

Virgínia a Passa Quatro, via Serra Verde: Um roteiro bastante difícil,são aproximadamente 70 quilômetros com muitas subidas.Um trajeto para quem está com um excelente preparo físico.

* Utilize a planilha : Virgínia a Passa Quatro via Serra Verde (40 Km) e para retornar são duas opções.

Até o bairro rural da Serra Verde são 16 quilômetros com muita subida !





Onde fica: Virgínia fica no sul de Minas, na região conhecida como Terras Altas da Mantiqueira, que envolve os municípios de Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Pouso Alto, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde e é claro, Virgínia. Distante 400 km de São Paulo, 320 km do Rio de Janeiro e 420 de Belo Horizonte.

Como Chegar: Para quem vem do Rio de Janeiro ou de São Paulo, siga pela Rodovia Pres. Dutra até entrada das estâncias hidromineirais – São Lourenço, Caxambu e Cambuquira. Após passar a cidade de Itamonte siga as placas de indicação Virgínia.

Onde Ficar: Hotel Fazenda Vale da Mantiqueira – www.valedamantiqueira.com.br – tel. (35) 3373 1900

Quem leva: O Sampa Bikers organiza constantes viagens pela região e também para grupos fechados. Confira o calendário no site do clube.

FONTE: http://www.sampabikers.com.br/?ver=roteiros/virginia.html - acesso em 15-12-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário